terça-feira, 9 de dezembro de 2008

VENCENDO O DESENCORAJAMENTO


Neemias 4
Definição - é a perda do ânimo. Colossenses 3:21 fala sobre o desânimo, usando uma palavra grega que significa "sem paixão". 1 Tessalonicenses 5:14 usa uma palavra que significa "de alma pequena" para identificar pessoas que precisam ser consoladas. Estar desencorajado é estar desanimado, de ânimo abatido, e perder o prazer de viver. E, não importa quão vivaz, animada e corajosa uma pessoa seja, ela terá esses momentos quando seu ânimo diminui.
Quantas vezes você já sentiu desencorajado, desanimado por causa das anguntias diárias. Comparo o desencorajamento com uma forte gripe, que nos envolve a tal ponto que nao queremos nem ao menos sair de casa, o medo nos invade, a duvida tende a pairar sobre nossa cabeça, ficamos assim, desgostosos da vida. Alguns passos baseados no texto de Neemias podem nos ajudar a sair de uma situação assim:
1) IDENTIFIQUE A CAUSA DO DESENCORAJAMENTO (v.10)
a) Fadiga (cansaço) - ...Já desfaleceram as forças dos carregadores.
b) Frustração - ...e os escombros são muitos;
c) Fracasso - ...de maneira que não podemos edificar o muro.
2) SOLUÇÕES PARA O DESENCORAJAMENTO
a) Clame a Deus - ... Ouve, ó nosso Deus, que somos tão desprezados, e torna o seu opróbrio sobre a sua cabeça, e dá-los por presa, na terra do cativeiro(v.4; Nós oramos ao nosso Deus;(v.9a)
b) Continue a fazer a obra que Deus lhe deu para fazer - ... todos voltamos ao muro, cada um à sua obra.(v.15b.) e NÃO PERCA O FOCO – “Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado” Pv 4.2.


c) Concentre-se no que está além:
- Reorganize-se - ...Então(por isso)pus guardas nos lugares baixos por detrás do muro e nos altos; e pus ao povo pelas suas famílias com as suas espadas, com as suas lanças, e com os seus arcos (v.13).
- Lembre-se da Bondade de Deus - ... lembrai-vos do grande e terrível Senhor, (v.14). (Deus) “guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos”. Provérbios 2.8
- Resistam - ... e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas. (v.14).
- Busque encorajamento nas promessas de Deus - ... Salmo 46
- Leve o Julgo de alguém – Versículos 16 a 23
LEMBRE-SE

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;" 2 Cor 4. 7-8-9

Disse Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve."

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial