quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Por que Senhor? Deus Encaminha tudo para o nosso bem


Muitos tem se questionado qual o propósito divino em permitir algumas tragédias e problemas em sua vida, como a morte prematura de um ente querido, o atentado em Nova York em 11 de Setembro de 2001, terremotos e tsunamis, filhos enfermos. As maiorias das pessoas se perguntam em algum momento por que Deus permite o mal. Possivelmente não como uma pergunta filosófica, mas sim uma pergunta pessoal.
É fácil compreender a desilusão que causou Hitler. Podemos aproveitar esta situação para defender nossa fé. Inicialmente, não podemos dizer que não tenha suficiente poder para evitar o mal.
Porém, se aceitamos que Deus é todo poderoso, em qualquer momento, por que então tanta maldade? Por que Deus não usa seu Poder para solucionar os problemas?
Isto apresenta um dilema para o crente. Quando sofremos um acidente, ou ficamos enfermos, temos quase que instintivamente o questionar, “por que o Senhor permitiu isto? Será um castigo?
Neste capitulo, estudaremos a evidencia bíblica acerca da origem do mal e acerca do que faz Deus para garantir a vitoria sobre o mal. Mostraremos que Deus encaminha tudo para nosso bem, uma doutrina bíblica que é o melhor remédio para o desanimo e a desilusão.

A. O SOFRIMENTO PROVENIENTE DO PECADO
Imagine o jardim do Éden, onde todos viviam em harmonia. Falavam palavras somente de animo e de carinho. Não havia nenhuma enfermidade, nenhum terremoto, furação, nenhum gemido de dor, nenhuma peleja, guerra ou lagrima. Os insetos não picavam os homens. Os animais viviam em perfeita harmonia. Assim criou deus o mundo. Gênesis 1.31. Não somente tudo era bom, mas sim era muito bom. Que maravilha da criação!
Mas então veio a dificuldade, temos a queda, a desobediência de Adão e Eva, trazendo à trágica corrupção a criação (Gênesis 3.6-10). A palavra queda parece muito pequena para descrever o que passou naquele momento. Foi uma verdadeira bomba atômica, fazendo em pedaços o universo. Foi uma espada afiada e cruel, cortando os laços de amor e harmonia.
Gênesis 3.7-19 nos descreve as conseqüências do pecado: o homem de Deus teve medo. Tem vergonha de si mesmo. Adão culpa a Eva, e Eva a serpente. Sofre dor, e trabalham com o suor. A morte é inevitável. Em uma palavra, o pecado traz conflito: conflito entre o homem e Deus, entre o homem e seu próximo, entre o homem e a natureza, e entre o homem e o seu próprio coração.
Porque Deus formou o homem com a capacidade para desobedecer? É perigoso tentar adivinhar os propósitos divinos, quando a Bíblia não nos revela claramente. Porém, os conceitos bíblicos acerca de Deus nos permitem supor que Ele não quis o amor e a obediência do homem de uma forma obrigatória, forçada, mas sim de forma voluntaria de coração. Não existissem as opções, de obedecer ou não obedecer, de amar ou não amar, então o “amor” e a “obediência” não teriam muito sentido. Alguns homens “se apaixonam” pelo seu automóvel, porém, não se tem escutado de nenhum automóvel que se enamorou de Deus. As maquinas não tem sentimentos. Deus queria algo mais que uma simples obediência mecânica.
A queda do homem é uma historia muito conhecida, mas vamos relembrar alguns detalhes. Teremos que ser perseverantes em dizer que Deus não tem a culpa do mal que existe no mundo, mas sim que o homem tem a culpa, e que se lamenta com Deus pela existência do mal.
B. SATANÁS TRATA DE NOS DESTRUIR
Na queda, não é só o homem envolvido. Satanás foi cruel e tentou a Adão e Eva. O diabo é espírito de maldade, é o pai da mentira, o anjo caído, nosso grande adversário. Ele busca nada mais que nosso dano em cada evento de nossa vida, e nos tenta constantemente. Ele goza perversamente de nossa dor e de nosso fracasso. 1 Pedro 5.8 diz que ele é como um leão que ruge, que anda ao derredor buscando nos devorar. Efésios 6.12 diz que nossa luta verdadeira é contra principados e potestades, contra os dominadores desde século, contra as hostes espirituais do mal nas regiões celestes.
C. DEUS ENCAMINHA TUDO PARA O NOSSO BEM
Graças ao Senhor que Ele é mais poderoso que satanás e que sempre busca nosso bem. Romanos 8 é o capitulo que explica como funciona isto.
Primeiro Paulo explica que Deus encaminha tudo para o bem dos cristãos. Por quê? Porque seu propósito com ele é tornar-nos a semelhança de Cristo. Deus não promete prosperidade material aqui, nem poder sobrenatural, e sim benção espiritual. Todas as nossas experiências ajudam a crescer espiritualmente. (28-30)
O argumento é que, se Deus entregou a Seu Próprio Filho por nós, não há limite para o que faria por nós! (31-32).
Paulo conclui enfaticamente e poeticamente, que não há nada que possa impedir o propósito amoroso de Deus para nós. (33-39).
O ponto deste capitulo do livro depende do ponto que destacamos no capitulo anterior. Se Deus não governa tudo o que se sucede, não poderíamos confiar que ele vá encaminhar tudo para nosso bem. Porém sabemos exatamente porque Deus permite certo problema, porém pelo menos é que Ele sabe o por que.
Isto é o ponto do livro de Jó. Jó era um homem justo, porém Deus permitiu que Satanás o afligisse, como uma prova de sua fidelidade. Perdeu suas posses, sua família, e sua saúde. Os amigos de Jó trataram de converse-lo que havia deito algo terrível para merecer o sofrimento, porém Jó sabia que não era assim, e reclama, perguntando ao Senhor por que havia permitido sua aflição. Se analisarmos um pouco, compreenderemos que Deus não podia dizer por que ele estava sofrendo, justamente porque era uma prova. Suponhamos que Deus falasse pra ele, “Espere um pouco mais, Jó! Você não sabe que estou tratando de mostrar a satanás que me serves porque me amas, e não somente porque tem prosperado”. Seria muito mais fácil para Jó, porém teria invalidado a prova.
Deus aparece a Jó no final do livro (Jó 38-41), porém não contesta a pergunta de Jó. Ao contrario, Ele faz algumas perguntas acerca da criação (38.4; 19; 13; 18). O que quer dizer o Senhor com todas essas perguntas? Ele queria apenas por Jó em seu lugar. Havia muitas coisas que não entendia, e por tanto, não deveria surpreendê-lo e nem tão pouco saber por que sofria. Teria de aceitar que deus é bom e justo, mesmo que não entendera seus propósitos. Somente o que o Senhor lhe pedia era que confiasse Nele. Em outras palavras, Jó deveria crer que Deus era Todo poderoso e também era bom.
Em cada evento que nos sucede, há múltiplos atores: Deus, Satanás, nós mesmos, e outros, cada um com a sua própria intenção. O Senhor sempre atuando em tudo para o nosso bem, satanás está atuando para fazer-nos algum dano. Todos os problemas na vida nasceram originalmente no Jardim do Éden, causados pelo pecado e a queda, e desde então segue a guerra cósmica entre o bem e o mal, entre deus e Satanás. Deus está governando a história do mundo para eliminar a maldade, trazer a salvação, e restaurar a harmonia, porém satanás está lutando em cada momento para os desígnios de Deus. Teremos que suportar as provas com fé, sabendo que Deus fará algo bom nestes atos.
Ao que Deus não explica em cada prova e propósito particular que tem, Ele sim tem explicado alguns dos propósitos em geral do sofrimento. Podemos supor que as bênçãos que Ele tem para dar-nos através de um novo problema poderia encontrar os seguintes propósitos:
D. ALGUNS PROPÓSITOS DO SOFRIMENTO
1. Produz crescimento espiritual, e vale a pena – Romanos 5.3-4; Tiago 1.2-4.
2. Nos ajuda a entender e a consolar os demais – 2 Coríntios 1.3-5.
3. Pode ser uma prova (como no caso de Jó) – 1Pedro 1.6-7.
4. As vezes é uma disciplina paterna amorosa – Hebreus 12.4-8.
E. COMO REAGIR DIANTE DO SOFRIMENTO?
A história de José em Genesis ilustra como devemos reagir ao sofrimento, levando em conta a soberania de Deus. Seus irmãos haviam traído, vendendo como escravo. Não obstante, Deus utilizou a José no Egito para armazenar trigo e salvar a vida de muitas pessoas durante o tempo de escassez, incluindo sua própria família.
No versículo 20 do capitulo 50, quando José se revela aos seus irmãos, expressa a dualidade que há em todos os sucessos de nossa vida, e nos explica o segredo de como raciocinar diante do sofrimento. Por um lado, tem que reconhecer o mal que a experiência proporciona. Por outro lado, tem que reconhecer o bem. Romanos 8.31; 37.
Um melhor exemplo de como Deus encaminha tudo para o nosso Bem é a morte de Jesus Cristo. O mesmo evento foi terrível e maravilhoso. Os malvados que o crucificaram cometeram o crime mais horrível da história, porém Deus havia planificado e encaminhou isso para nossa salvação. Se o senhor pode converter essa maldade em algo tão bom, que coisa não pode encaminhar para nosso bem?

1 Comentários:

Às 7 de janeiro de 2009 às 16:08 , Blogger Unknown disse...

"não há nada que possa impedir o propósito amoroso de Deus para nós".
Muito bom Pedrão.
Um forte abraço.

João Coelho.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial