quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A DÁDIVA DA GRATIDÃO

Lucas 17.11-19

A lei exigia que os leprosos ficassem longe das pessoas sadias (Lv 13.46); estes leprosos chegaram tão perto quanto possível e gritaram com estardalhaço.
A ordem de Jesus, quando nada lhes tinha acontecido ainda, foi um teste de fé. Eles foram curados quando estavam indo em obediência à palavra de Jesus.
Nos versos 15,16 vemos que a gratidão trouxe diretamente de volta um dos dez leprosos curados, que louvava a Deus pelo que lhe tinha acontecido. O fato de ser ele um samaritano torna tudo mais interessante, pois não se esperaria que ele mostrasse gratidão a um judeu que o curou. Os nove ingratos leprosos representam a atitude da maioria do povo judaico diante da missão e a mensagem de Cristo.
Podemos e devemos ser pessoas gratas a Deus, ações de graças como a palavra mesmo nos diz é ação, agir de nossa parte, manifestação; de graças, agradecimento, ser grato, expressar sentimentos de alegria, atitude de gratidão, Eucaristia. É muito bom nos alegrarmos com alguém que nos faz bem, melhor ainda quando este alguém é Deus.
Devemos aprender pelo que agradecer saber também como e quando agradecer evitando assim sermos como o Fariseu em Lc.18:11 “O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano”.
1- COMO AGRADECER
Devemos agradecer a Deus com muita alegria, cânticos, oração, cultuando ao Senhor na Igreja e em nosso lar como nos ensina os textos seguintes:
a. Cantando: “Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações de graças.” SL 69:30. (Sl.147:7; Ne 12:46; Is.51:3).
b. Orando: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças.” CL 4:2. (Fp.4:6).
c. Cultuando no Lar: “Quanto à família de Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias e Matitias, seis, sob a direção de Jedutum, seu pai, que profetizava com harpas, em ações de graças e louvores ao SENHOR.” 1CR 25:3.
d. Cultuando na Igreja: “Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.” SL100:4
e. Sendo Generoso: “enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.” 2CO 9:11-12.
2- PELO QUE E QUANDO AGRADECER
Agradecer a Deus, dar ações de graça a Ele não deve ser algo que acontece somente em datas especiais e sim em todo tempo desde o momento em que acordamos. Até mesmo nossas petições devem ser acompanhadas com ações de graças (Fp.4:6). Entre tantas coisas devemos agradecer pela nossa salvação, motivo maior de gratidão; também devemos ser gratos pelos irmãos e por todos os homens que nos cercam; e agradecer os alimentos que nos dão sustento físico.
a. Pela graça e Salvação: “Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.” 2CO 4:15.
b. Por todos os homens: “Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens”
c. Pelos irmãos: “Pois que ações de graças podemos tributar a Deus no tocante a vós outros, por toda a alegria com que nos regozijamos por vossa causa, diante do nosso Deus” 1TS 3:9.
d. Pelo Alimento: “Tendo dito isto, tomando um pão, deu graças a Deus na presença de todos e, depois de o partir, começou a comer.” AT 27:35 (Mt.15:36; Rm 14:6; I Co.10:30; I Tm 4:3).

2 Comentários:

Às 25 de maio de 2009 às 19:15 , Blogger João Luiz Almeida Coelho disse...

Amado pastor Pedro,
Realmente, precisamos agradecer a Deus. Precisamos agradecer principalmente porque tudo o que temos nos foi dado imerecidamente.
E sabe o que é mais interessante? Temos uma boca enorme para pedir, mas uma boca ínfima para agradecer. Lembra do episódio dos leprosos? Apenas um voltou para agradecer de dez que clamaram e receberam a benção.
Muitas vezes agimos assim, pedimos muito e esquecemos da necessidade de agradecer.
Agradecer é a marca daquele que está cheio de gratidão a Deus.
Deus seja louvado,
muito bom post Pedro.
Abraço.

 
Às 5 de setembro de 2009 às 15:45 , Blogger Unknown disse...

Exelente artigo. Que Deus continuamente te abençoe.
Atenciosamente;
Blog do Ramon
www.ramoncardoso.blogspot.com
Soli Deo Gloria

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial